O Campeonato Nacional de Elite de Pesca Submarina foi disputado, nos dias 5 e 6 de Maio de 2012, em Sines, cuja organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e contou com o apoio do Grupo Desportivo e Cultural Administração do Porto de Sines (GDCAPS).
Este Campeonato Nacional realizou-se em duas jornadas e o ponto de concentração foi na Marina de Sines. Apenas a manhã do primeiro dia foi contemplada com alguma chuva, a temperatura da água atingiu os 15ºC e a
visibilidade os 8 ou 10 metros em diversas zonas. Cada jornada teve a duração de cinco horas e foi disputada com o apoio de embarcação por 31 atletas, 7 individuais e os restantes em representação de 10 clubes.
Na reunião de Delegados foi constituído o júri de prova, apresentadas as zonas, feitos avisos sobre segurança, controlo antidopagem, interdições, indicados os locais de concentração e horários.
Foram também distribuídas T-Shirts FPAS/ C-Board e lanches de mar aos participantes. De seguida os atletas equiparam-se rapidamente para depois tomarem lugar na sua embarcação amarrada ao respectivo finger da Marina de
Sines.
A primeira jornada teve lugar, entre as 10h15 e as 15h15, desde a Ilha da Perceveira à Praia do Norte. E a segunda jornada decorreu, das 10h25 às 15h25, entre a Praia de S. Torpes e Porto Covo.
No Sábado grande parte dos Atletas optou por tentar a sua sorte mais encostado ao longo de toda a zona de prova e no Domingo a principal concentração foi junto à baixa do Burrinho. Desta prova saiu uma boa
diversidade de capturas, muitas tainhas e salemas, alguns sargos, rascassos, abroteas, robalos, saimas, safios, pampos, um bonito serra, um salmonete e bodiões apenas capturados na primeira jornada porque na zona de prova da segunda jornada, que está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), é interdita a captura do bodião, no período de defeso, entre 1 de Março e 31 de Maio (Portaria nº 115-A/2011).
Na segunda jornada foi também capturado um belo exemplar de peixe galo-alfaquique pelo Atleta Carlos Osório que suscitou a curiosidade da assistência presente, mas que não pontuou por não constar na lista de espécies válidas do regulamento particular (aprovado em reunião de Clubes no dia 19 de Novembro de 2011) e por deliberação do Júri de Prova, tendo em conta o número 12.6, do referido regulamento: “só são consideradas válidas, as espécies expressamente nomeadas nos grupos”. Contudo, esta espécie deverá ser objecto de análise para inclusão na lista de espécies válidas e a ser aprovada com o regulamento de competições nacionais do próximo ano.
Este campeonato apenas com duas jornadas acabou por ser bem disputado e cheio de suspense até ao final. No Sábado classificou-se em terceiro lugar: o Atleta Rui Torres, que estava a defender o título de Campeão Nacional, logo a seguir, em segundo lugar: o Atleta António Silva e em primeiro: o Atleta Jody Lot que terminou a prova um pouco mais cedo por ter sentido um problema num ouvido. No Domingo, o Atleta Luís Gonçalo Sá também teve de abandonar a prova mais cedo com um problema de ouvidos e na classificação ficou em terceiro lugar: o Atleta Carlos Lourenço, em segundo: o Atleta Pedro Silva e em primeiro: o Atleta João Peixeiro.
Na entrega de prémios, o troféu de maior exemplar foi atribuído ao Atleta Ivo Vital do Clube Naval de Peniche pela captura de um robalo com 5,560 kg, na primeira jornada.
Na classificação por Clubes, ficou em terceiro lugar: o “clube da casa”, o Grupo Desportivo e Cultural Administração do Porto de Sines – com 300,11%, em segundo lugar: o Clube Open Ocean/Marina de Cascais – com 301,43% e o vencedor foi o Clube CostaNorte – com 339,42% que, com apenas dois anos, conquistou o seu segundo título consecutivo.
Nos seis primeiros lugares da classificação individual, ficou em sexto lugar: o Atleta António Silva, do Clube Open Ocean/Marina de Cascais – com 131,26% e 31 capturas, em quinto lugar: o Atleta Rui Torres, do Clube CostaNorte – com 136,70% e 27 capturas, em quarto lugar: o Atleta Pedro Silva, do Marina Yacht Clube de Albufeira – com 136,81% e 30 capturas, em terceiro lugar: o Atleta Carlos Lourenço, do Clube CostaNorte – com 141,16% e 29 capturas, em segundo lugar: o Atleta Jody Lot, do Clube Portisub-Mares – com 149,73% e 35 capturas, e o Campeão Nacional de 2012 é o Atleta João Peixeiro, do Grupo Desportivo e Cultural Administração do Porto de Sines – com 153,57% e 33 capturas.
Nas pesagens marcaram presença vários entusiastas da modalidade para apreciarem as diversas espécies apresentadas e participarem no habitual sorteio de alguns exemplares. A oferta de capturas foi atribuída à instituição de solidariedade social: “CERCISIAGO”, no Sábado ao lar de Santiago do Cacém e no Domingo ao lar de Sines.
De acordo com a classificação individual deste Campeonato Nacional, ficaram apurados os seis primeiros atletas para integrarem os trabalhos da Selecção Nacional de Pesca Submarina que irá disputar o próximo Campeonato do Mundo, a realizar de 5 a 8 de Julho, em Vigo, Espanha.
A FPAS aproveita para agradecer a colaboração da Administração do Porto de Sines, da Marina de Sines, da Mega Náutica/Tornado Boats, da Marietel/TMN, da Water Fun/C-Board e da POPUP Filmes.